Agência Panafricana de Notícias

AMISOM desculpa-se por morte de jornalista na Somália

Cartum, Sudão (PANA) - A Missão da União Africana para a Somália (AMISOM) apresentou as suas desculpas ao povo e ao Governo da Malásia pela morte acidental dum jornalista malaio e o ferimento dum outro no início do mês na Somália, de acordo com um comunicado de imprensa da organização divulgado em Cartum, capital do Sudão.

O comunicado segue-se à morte acidental do jornalista malaio Mura Faisal Bin Mohammed e ao ferimento dum outro, Ali Seragar Bin Mazlan "Akram Solema", a 2 de setembro de 2001 em Mogadíscio, sobre os quais o representante especial do presidente da Comissão da União Africana (SRCC) e chefe da missão, o embaixador Boubacar Diarra, ordenou investigações imediatas conforme aos procedimentos apropriados da organização pan-africana.

Segundo o comunicado, a equipa de inquérito apurou que quatro soldados estavam implicados na morte ocorrida no cruzamento de Hajji Doole na estrada do aeroporto e "recomendou que outros quatro soldados, membros do contingente do Burundi, sejam julgados de acordo com os procedimentos judiciários e militares do seu país".

O comunicado indica também que conforme às recomendações da equipa de inquérito os quatro soldados foram suspensos para avançar os processos.

"É um incidente lamentável. A AMISOM apresenta as suas profundas desculpas às famílias das pessoas feridas e falecidas. Apresentamos as nossas condolências ao povo e ao Governo da Malásia e observamos com satisfação as contribuições do Governo malaio para os esforços de socorros atualmente em curso na Somália", concluiu o comunicado.

-0- PANA MO/VAO/NFB/TBM/CJB/TON 26set2011