Agência Panafricana de Notícias

AFRICOM equipa Togo contra tráfico de droga e criminaliade transfronteiriça

Lomé, Togo (PANA) – O Comando dos Estados Unidos para África (AFRICOM), através da Embaixada americana no Togo, acaba de dotar este país de equipamentos sofisticados para a luta contra o tráfico de drogas e a criminalidade transfronteiriça, soube a PANA quarta-feira, em Lomé.

O equipamento entregue ao Gabinete Central de Repressão do Tráfico Ilícito de Drogas e Branqueamento (OCRTIDB) do Togo, num valor de mais de 500 mil dólares americanos, compreende veículos "todo terreno" e equipamentos de segurança, de deteção e tecnológicos, sistemas de supervisão vídeo e material de ponta.

Segundo o Ministério da Segurança, os Estados Unidos vão fornecer igualmente equipas de formadores para ajudar a reforçar a capacidade dos agentes do OCRTIDB.

Este equipamento do AFRICOM, órgão criado pelo Departamento Americano da Defesa em 2007 e que coordena as atividades militares e de segurança dos Estados Unidos para o continente africano, vai ajudar o Togo, que dispõe de poucos meios, a “detetar, proibir e perseguir os traficantes de drogas e a criminalidade transnacional organizada”.

A mesma doação foi igualmente feita nos vizinhos Gana e Benin, também para « reforçar a cooperação sub-regional » e ajudar na repressão destes tráficos ilícitos.

Desde 2010, o Togo é o país de trânsito para vários traficantes, nomeadamente, da América Latina. Muitos deles foram detidos pela Polícia e pela Gendarmaria e esperam julgamento.

-0- PANA FAA/JSG/MAR/IZ 15junho2016