Agência Panafricana de Notícias

AFD financia segurança alimentar no Níger com 60 milhões de euros

Niamey, Níger (PANA)  - A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)  concedeu quarta-feira ao Níger um financiamento no valor global de 60 milhões de euros, ou 39 biliões 400 mil francos CFA, destinado ao setor da segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento agrícola sustentável, indica uma fonte oficial.

As convenções de financiamento rubricadas  pelo ministro nigerino das Finanças, Mamadou Diop, e pelo embaixador de França no Níger, Alexandre Garcia, inscrevem-se no quadro do prosseguimento da parceria em matéria de financiamento do desenvolvimento, no Níger.

Trata-se nomeadamente das convenções relativas ao apoio ao Projeto de Desenvolvimento dos Setores da Pecuária nas províncias de Zinder e Diffa, no contexto da mudança climática e ao Projeto de Reforço Institucional do Setor da Segurança Alimentar no Níger “PRISAN”.

Na mesma ocasião, o ministro das Finanças e o embaixador de França no Níger assinaram a convenção sobre o apoio orçamental global de 2020, no valor de cerca de quatro biliões 600 milhões de francos CFA.

A primeira convenção, no valor de 32 biliões 800 milhões de francos CFA,  dos quais seis biliões 600 milhões sob forma de subvenção e 26 biliões 200 milhões francos CFA sob forma de empréstimo concessional, é destinada ao financiamento dum projeto que visa aumentar substancialmente a resiliência do setor da pecuária face aos riscos climáticos(1 dólar americano equivale a 559 francos CFA).

A segunda convenção, no valor de quase de dois biliões de francos CFA, a título de subvenção, destina-se ao financiamento do Projeto de Reforço Institucional do Setor da Segurança Alimentar no Níger (PRISAN)  cuja execução fez intervir, principalmente, o Dispositivo Nacional de Prevenção e Gestão de Crises Alimentares e o Fundo de Investimento para a Segurança Alimentar e Nutricional (FISAN).

A terceira convenção envolve a ajuda orçamental de quatro biliões 600 milhões francos CFA dos quais dois biliões 600 milhões de francos CFA destinados a apoiar a execução do programa económico financeiro e dois biliões de francos CFA para a reconstrução da reserva estratégica alimentar do Gabinete de Produtos Alimentares do Níger (OPVN).

-0- PANA SA/JSG/SOC/FK/IZ 29julho2020