Agência Panafricana de Notícias

AFD financia formação de agentes da empresa de eletricidade do Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) acaba de conceder um apoio financeiro de 200 milhões de francos CFA (um dólar equivale a cerca de 501 dólares americanos) ao Congo para financiar a formação dos agentes da Empresa Nacional de Eletricidade (SNE) confrontados com enormes dificuldades técnicas, anunciou sexta-feira o Ministério congolês da Energia e Hidráulica, num comunicado.

O compromisso da AFD integra uma das vertentes do acordo-quadro assinado quarta-feira, em Brazzaville, entre o Governo congolês e a empresa francesa "Eletricidade de França (EDF)".

Este financiamento da AFD permitirá cumprir um importante défice, depois de a SNE não ter organizado uma ação de formação contínua para o seu pessoal há 15 anos.

"Mais de 20 porcento dos agentes da SNE são leitores de contadores e não se pode recorrer a um efetivo deste nível para uma empresa que produz e distribui eletricidade. A gestão da eletricidade é comercial, distribuição, gestão, conhecimento da rede de produção e acompanhamento da rede de transporte", explicou o ministro congolês da Energia e Hidráulica, Henri Ossebi.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 19abril2013