Agência Panafricana de Notícias

AFD considera modestos equipamentos de Agência Guineense de Notícias

Conakry, Guiné (PANA) – O diretor regional da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), baseada em Dakar, no Senegal, Stéphane Barbier, considerou quinta-feira última obsoletas as instalações da Agência Guineense de Notícias AGP).

Durante uma visita aos locais e equipamentyos da AGP, Barbier indicou que os seus equipamentos são "modestos» antes de levar a sua institução a assistir financeiramente este orgão de imprensa, reconhecendo ao mesmo tempo que as suas instalações foram abandonadas.

Ele disse que imprensa escrita e o audiovisual deram "um grande passo» na Guiné Conakry onde a AGP está confrontada com várias dificuldades que empedem a sua evolução na paisagem mediatica nacional.

"A longa colaboração entre a AFD e a AGP interrompeu-se brutalmente. Estamos dispostos a retomar a cooperação para permetir à AGP de elevar-se ao nível duma agência de notícias condigna», declarou o diretor regional da AFD no termo da sua visita.

Barbier manifestou a sua surpresa ao constatar que os jornalistas não têm acesso ao computador para redigir artigos ao passo que os dos correspondents regionais estão registados.

Ele prometeu que a AFD vai equipar a AGP criada há 40 anos e cujos jornalistas, estimados em 50 elementos, beneficiarão igualmente de seminários de formação.

-0- PANA AC/DIMDD/ 24junho 2011