Agência Panafricana de Notícias

AES e CEDEAO juntas na luta contra terrorismo

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Aliança dos Estado do Sahel (AES)  decidiram  trabalhar juntas com urgência no quadro da luta contra o terrorismo, segundo um comunicado conjunta publicada quinta-feira em Bamako, no Mali.

“As partes expressaram uma preocupação comum pela situação de segurança e decidiram criar condições necessárias a uma cooperação eficaz no quadro da luta contra o terrorismo”, lê-se no mesmo documento.

Quinta-feira última, em prelúdio às megociações sobre questões de interesse comum, na sequência da retirada dos Estados membros da AES em jeneiro último, consultas entre ministros dos Negócios Estrangeiros da Confedéração da AES e o Presidente da Comissão da CEDEAO realizaram-se em Bamako.

Segundo o comunicado, durante as trocas, as duas partes adotaram o extrato das conclusões das consultas com vista ao lançamento das negociações entre ambas as partes.

O encontro versou igualmente sobre questões importantes relatives aos aspetos políticas, diplomáticas, administratives e institucionais jurídicas, securitárias, bem como aos aspetos de desenvolvimento económicos e sociais.

As duas partes manifestaram a vontade dos chefes de Estado da sub-região de privilegiarem o interesse superior das populações oeste-africanas, salvaguardando as conquistas da integração sub-regional, nomeadamente a livre circulação de pessoas e bens, até à conclusão de novos acordos, indica o mesmo texto.

Saudaram o espírito de fraternidade e responsabilidade que animaram estas primeiras trocas direitas e decidiram prosseguir neste sentido, norteadas em permanência pelos interesses das populações oeste-africanas.

O Burkina Faso, o Mali e o Níger saíram da CEDEAO em janeiro de 2025, e fundaram a sua Aliança dos Estados do Sahel (AES), indica-se.

-0- PANA TNDD/JSG/SOC/DD 23maio2025