Agência Panafricana de Notícias

ACNUR pronto para acolher 30 mil refugiados do Iémen e de Djibuti

Djibuti, Djibuti (PANA) – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) prepara-se para acolher 30 mil refugiados do Iémen que fugiram os combates em Djibuti, continuando a ajudar centenas de milhares de outras pessoas em dificuldades no interior do país.

Segundo um comunicado do centro de informações das Nações Unidas em Djibuti, o Alto Comissariado criou um programa excecional para acolher, nos próximos seis meses, cerca de 30 mil Iemenitas em Djibuti.

A mesma fonte indicou que os refugiados iemenitas instalados atualmente perto da cidade de Djibuti carecem de produtos alimentares e de medicamentos devido ao aumento do seu número.

As autoriades migratórias em Sana enviaram, novamente, em colaboração com a Organização Internacional das Migrações, 100 refugiados somalís para o seu país, incluindo 36 mulheres e três crianças.

O resto do grupo é composto por homens em idades compreendidas entre 25 e 45 anos. Foram todos transferidos por navio.

Milhares de Somalís vivem em numerosas regiões do Iémen devido à guerra civil vivida desde os anos 90 na Somália, tendo muitos deles nascido no Iémen.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/IZ 15abril2016