Agência Panafricana de Notícias

ACNUR preocupado com situação humanitária de refugiados sul-sudaneses no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) declarou, quinta-feira, a sua grave preocupação em relação ao que descreve como “uma resposta inadequada às necessidades humanitárias dos refugiados sul-sudaneses em Cartum”.

Num comunicado de imprensa, o representante do ACNUR no Sudão declara que a sua agência está preocupada com a resposta inadequada às necessidades humanitárias dos refugiados sul-sudaneses em Cartum, assinalando de passagem que, nos últimos meses, vários milhares de refugiados foram realojados.

Segundo a nota, as últimas informações recebidas pela organização dão conta da demolição pela Polícia de quase 220 abrigos situados em zonas livres em Dar es Salam, a 23 de outubro último, deixando assim dois mil refugiados sul-sudaneses sem abrigo.

Outros refugiados foram realojados em Bantiu, na localidade de Jebel Auliya, e em Naivasha, na região de Omduran, onde uma planificação inadequada de receção teve como consequências sobrelotações, abrigos inadequados, sanitas saturadas e sem água.

O comunicado indica ainda que o ACNUR recebeu uma delegação do Governo e outra das Nações Unidas, em finais de agosto de 2017, em Bantiu, na localidade de Jebel, para fazer uma avaliação geral da situação dos refufgiados sul-sudaneses.

Constatou-se no terreno que havia "necessidades humanitárias urgentes e vísíveis de água, saneamento, alojamentos, tratamentos sanitários e educação", refere o documento.

-0- PANA MO/VAO/BAD/TBM/FK/IZ 27out2017