Agência Panafricana de Notícias

ACNOA aposta na melhoria da prestação dos atletas africanos nos jogos olímpicos

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A Associação dos Comités Olímpicos Nacionais em África (ACNOA) decidiu aumentar a linha de apoios às diferentes federações desportivas com vista a melhorar a performance dos atletas africanos nos jogos continentais do mundo e olímpicos, apurou a PANA terça-feira na capital santomense, São Tomé.

Esta faz parte das decisões saídas da 46ª reunião da organização olímpica africana que esteve reunida em São Tomé.

“Temos um défice de medalhas, registamos isto nos jogos olímpicos de Londres. Estamos a trabalhar para que possamos dar meios, e bolsas olímpicas, porque precisamos de ganhar medalhas de ouro”, disse Amadou Dia Ba, campeão olímpico nos 400 metros em 1998, na Coreia do Sul, e atual presidente da Comissão de Atletas na ACNOA.

Segundo o presidente da ACNOA, Lassana Palenfo, a 46ª sessão da organização analisou o assunto, e decidiu apoiar mais as federações e os desportistas no sentido de melhorarem a seu desempenho nos campeonatos do continente e jogos olímpicos.

Esta determinação surge numa altura em que faltam nove meses para próximos Jogos Africanos de que terão lugar em setembro deste ano, no Congo-Brazaville.

A ACNOA pretende igualmente negociar com a ACNOA a obtenção dos direitos de organização dos jogos africanos e fazer com que a competição sirva de qualificação para os próximos jogos olímpicos.

-0- PANA RMG/IZ 15abril2015