Agência Panafricana de Notícias

98.678 refugiados ruandeses repatriados da RDC

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Noventa e oito mil 678 refugiados ruandeses foram repatriados da República Democrática do Congo (RDC) desde 1 de agosto de 2007, indicam as estatísticas da Comissão Nacional para os Refugiados (CNR), a que a PANA teve acesso quarta-feira.

A maioria dos candidatos ao repatriamento são os saídos das florestas congolesas onde estavam refugiados há mais de uma década e são acolhidos nos diversos locais estabelecidos pela CNR antes da sua orientação voluntária para o seu país.

Trata-se das localidades de Kimua no território de Walikale; Mweso Kibabi, Karuba e Masisi-centro no território de Masisi; Nyanzale, Kalengera e Kiwanja no território de Rutshuru e, finalmente, Kalungu no território de Kalehe, no Kivu-Sul, no leste da RDC.

Desde o início desta semana, foram repatriados 138 refugiados ruandeses, dos quais 52 mulheres e 73 crianças agrupados em 64 famílias, numa operação que contou com a assistência técnica e financeira do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Milhares de Ruandeses procuraram asilo na RDC, após o genocídio dos Tutsis no Ruanda em 1994.

-0- PANA TWA/TBM/CJB/IZ 16fev2011