Agência Panafricana de Notícias

91 migrantes clandestinos nigerianos repatriados da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Um total de 91 migrantes da Nigéria, dos quais 35 mulheres e seis crianças, foram repatriados a partir do aeroporto de Zouara e do aeroporto internacional de Maatigua, na Líbia, no quadro do regresso voluntário dos migrantes bloqueados na Líbia.

Num comunicado publicado no seu site oficial na página Facebook, o Gabinete de Passaportes de Zouara declarou que 51 dos 91 migrantes foram levados da Unidade de Repatriamento e Recolha de Informações da Ala Oeste, em coordenação com a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A emigração clandestina está em alta desde 2011, pois os passadores aproveitam-se do caos prevalecente na Líbia para transportar, anualmente, várias dezenas de milhares de migrantes para a Europa, enquanto os Europeus se queixam constantemente da agravação da crise.

Mais de 600 mil migrantes clandestinos de 41 nacionalidades diferentes estão atualmente na Líbia, segundo a OIM.

Em julho e agosto de 2018, a OIM registou 669 mil 176 migrantes na Líbia, indicou a mesma fonte.

A identificação dos migrantes em 100 municípios da Líbia foi efetuada em 554 agrupamentos, precisou a OIM, indicando que estes migrantes são oriundos de mais de 40 países.

"Os cinco países que fornecem a maioria destes migrantes são o Níger, o Egito, o Sudão, o Tchad e a Nigéria", declarou a organização.

-0- PANA BY/BEH/FK/IZ 15out2018