Agência Panafricana de Notícias

86 candidatos à emigração clandestina detidos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - No total, 86 emigrantes clandestinos, de diferentes nacionalidades africanas, foram detidos por uma unidade de segurança na entrada nortenha da cidade de Gharyane, a 80 quilómetros a sudoeste de Tripoli, quanto eles tentavam deslocar-se à capital italiana, proveniente do sul do Líbia.

« Uma unidade do posto de segurança conseguiu deter sexta-feira de manhã 68 migrantes ilegais a bordo dum camião, dos quais 42 mulheres », indicou um responsável desta entidade em Al-Haira, Walid Belhadj, num comunicado publicado na página Facebook do Conselho Municipal de Gharyane.

A mesma unidade capturou sexta-feira, um pouco mais tarde, outros 18 migrantes ilegais, dos quais várias mulheres, que estiveram no interior dum reservatório de água instalado no camião.

Belhadj sublinhou que os membros da unidade de segurança do posto de al-Hira estão determinados e severos para com qualquer indivíduo que tentar comprometer a segurança do país e dos seus cidadãos ».

País ao mesmo tempo de trânsito e de destino da emigração, a Líbia faz face a uma grande onda de chegadas de migrantes clandestinos desde a destituição, em agosto de 2011, do então regime de Muamar Kadafi.

O fenómeno causa um caos de segurança que as novas autoridades são incapazes de jugular.

P-0- PANA BY/JSG/FK/DD 24set2016