Agência Panafricana de Notícias

850 novos soldados burkinabes juntam-se à Missão da ONU no Mali

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Um total de 850 novos militares burkinabes serão enviados para o Mali em janeiro próximo no quadro da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA), em substituição dos seus compatriotas do batalhão “Badenya 03”, soube a PANA terça-feira de fontes de segurança, em Bamako.

Segundo as mesmas fontes, estes militares receberam uma formação sobre engenhos explosivos improvisados, patrulhas, cercos e buscas, combates em zona urbana, defesa de campo, ocupação dum ponto de controlo, escoltas de cortejo e de VIP, disparos com armas individuais e coletivas e primeiros socorros.

O Burkina Faso, que partilha uma longa fronteira com o Mali, está engajado na luta contra a insegurança neste país cuja região norte está, desde 2012, sob o controlo de grupos jihadistas ligados à Rede Al-Qaeda.

No início de julho último, cinco capacetes azuis burkinabes morreram e nove outros ficaram feridos, num ataque na localidade de Tombouctou, no noroeste do Mali.

Além disso, três capacetes azuis burkinabes foram feridos a 28 de maio último pela explosão duma mina na passagem do cortejo da MINUSMA na mesma localidade.

-0- PANA NDT/JSG/FK/IZ 23dez2015