Agência Panafricana de Notícias

82,27 porcento dos Burkinabes satisfeitos com gestão de Presidente de transição

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - 82,27 porcento dos Burkinabes estão satisfeitos com a gestão da transição levada a cabo pelo Presidente da transição do Burkina Faso, Michel Kafando, desde o derrube do regime de Blaise Compaoré em finais de outubro de 2014.

Esta informação consta de um inquérito lançado pelo Instituto de Pesquisas e Sondagem Apidon (IRSOA).

Segundo o estudo realizado junto de três mil e 407 alvos em todo o território nacional burkinabe transmitido à PANA, 82,27 porcento dos Burkinabes estão satisfeitos com a gestão do país liderada pelo Presidente Michel Kafando enquanto 71,21 porcento são favoráveis à do primeiro-ministro, Yacouba Isaac Zida.

Cerca de 26,26 porcento não estão satisfeitos com o trabalho de Zida ao passo que 12,73 porcento se abstiveram, lê-se no documento.

O Burkina Faso encontra-se numa transição desde a destituição de Blaise Compaoré a 31 de outubro de 2014 por uma revolta popular contra a sua vontade de modificar a lei fundamental para disputar um terceiro mandato, depois de 27 anos de poder sem partilha.

A Assembleia Nacional onde a lei deveria ser votada foi destruída e queimada pelos manifestantes furiosos a 30 de outubro do mesmo ano.

Desde então, é o Conselho Nacional da Transição (CNT), composto por 90 membros saídos de todas as camadas sociais do país, dirige o Parlamento.

Segundo o inquérito, cerca de 38 porcento estão satisfeitos com o trabalho dos membros do CNT, 11 porcento estão contra e 51 porcento continuam indecisos.

A sondagem salienta igualmente que o Movimento do Povo para o Progresso (MPP) é o partido mais credível com 55,86 porcento, seguido pela União para o Progresso e Mudança (UPC) com 47,24 porcento, enquanto o Congresso para a Democracia e Progresso (CDP) de Blaise Compaoré se encontra no terceiro lugar com 21,51 porcento.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/DD 08abril2015