Agência Panafricana de Notícias

820 milhões de pessoas sofrem de fome no mundo, diz SG da ONU

Nova York, Estados Unidos (PANA) - Cerca de 820 milhões de pessoas, na sua maioria, ainda sofrem de fome "no nosso mundo de abundância, onde uma em nove pessoas não tem o que comer", declarou o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, numa mensagem emitida terça-feira pelo Centro de Informações da ONU.

Cerca de 155 milhões de crianças vivem uma desnutrição severa e arriscam-se a ter um atraso de crescimento que terá consequências em toda a sua vida. Mais de metade de todas as mortes infantis em todo o mundo são causadas pela fome, acrescentou Guterres por ocasião do Dia Mundial da Alimentação.

"Esta é uma situação intolerável", disse, insistindo que "devemos assumir o compromisso de eliminar a fome e garantir que todos possam alimentar-se de maneira saudável e ter acesso à uma alimentação nutricional ''.

A combinação dos esforços é a maneira de erradicar a fome,declarou, argumentando que "todos precisam fazer a diferença na construção de sistemas alimentares sustentáveis, tanto nos Governos como nas empresas do setor privado, nas instituções como nos particulares ''.

A Organizaçãoa da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO) celebra, a 16 outubro de todos os anos, o Dia Internacional da Alimentação, coincidindo com o dia da criação deste organismo em 1945.

-0- PANA YY/IN/BEH/DIM/IZ 17out2018