Agência Panafricana de Notícias

82 mil pessoas fogem combates no norte do Mali

Bamako, Mali (PANA) - Pelo menos 60 mil pessoas deslocaram-se no interior do Mali e 22 mil outras refugiaram-se no Níger na sequência dos ataques dos rebeldes do Movimento Nacional para a Libertação do Azawad (MNLA) no norte do Mali, anuncia o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) num comunicado divulgado terça-feira em Bamako.

«Estas pessoas abandonaram as suas casas e lavras e perderam o seu gado e as suas atividades diárias», indica a nota assinada pelo chefe da delegação regional do CICV para o Mali e Níger, Juerg Eglin.

Várias famílias vivem debaixo das árvores ou ao ar livre, algumas com crianças menores, mulheres grávidas e pessoas idosas.

O CICV, que dispõe dum escritório na região, afirma que em Kidal e no círculo de Ménaka, na fronteira com o Níger, os combates o obrigaram a suspender uma vasta campanha de vacinação e tratamento de gado que se iniciou em dezembro último.

Segundo o comunicado, o CICV e a Cruz Vermelha maliana estão para assistir, logo que possível, dezenas de milhares de outros deslocados, nomeadamente 26 mil pessoas dentro e à volta de Ménaka.

-0- PANA GT/AAS/CJB/IZ 22fev2012