Agência Panafricana de Notícias

82 migrantes clandestinos ivoirienses transferidos para Tripoli antes de seu repatriamento

Tripoli, Líbia (PANA) - Oitenta e dois migrantes ilegais ivoirienses foram transferidos de Zouara (oeste) para o aeroporto de Maitiga, em Trípoli, em prelúdio ao repatriamento, anunciaram os serviços administrativos do município de Zouara (oeste).

Num comunicado, Zouara, cidade costeira líbia, placa giratória de tráfico de migrantes, indicou que a operação de repatriamento, cuja data ainda não foi especificada, será realizada em duas etapas, designadamente do aeroporto internacional de Zouara para o aeroporto de Maitiga sob a supervisão da Organização internacional para as Migrações (OIM) e da Direção de Gestão de Crises.

Em abril último, a OIM indicou trabalhar, até ao final de 2017, para repatriar da Líbia cerca de 10 mil migrantes, principalmente africanos.

Em 2016, a organização ajudara 2775 migrantes a retornarem aos seus países de origem, com uma doação do Governo do Reino Unido, para melhorar os direitos dos migrantes detidos e a gestão dos fluxos migratórios para a Europa, e desenvolver a Líbia em particular.

A Líbia é a principal porta de entrada na Europa para migrantes africanos clandestinos via Mar Mediterrâneo e mais de 150 mil Africanos tomaram este itinerário nos últimos três anos.

Como país de trânsito e de destino da emigração clandestina, a Líbia enfrenta uma grande onda de chegadas desde o derrube, em agosto de 2011, do regime de Muamar Kadafi, depois de 42 anos de poder absoluto.

-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 22nov2017