Agência Panafricana de Notícias

80 quilos de peixe proibido para consumo humano apreendidos em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cerca de 80 quilos de peixe de tipo Lagocephalus, mais conhecido por “peixe-sapo”, cuja espécie é proibida para o consumo humano, por ser “tóxica e venenosa”, foram apreendidos na cidade da Praia, anunciou neste fim de semana a Polícia marítima

A comercialização deste peixe tóxico e venenoso é também proibida no arquipélago cabo-verdiano, de acordo com a mesma fonte.

Esta operação de apreensão ocorreu quinta-feira depois de as autoridades competentes terem dado um alerta no início de dezembro corrente para a presença, nos mares do arquipélago, desta espécie marinha, também conhecida em algumas localidades por 'trintxante', que se desloca em cardumes, em pouca profundidade, podendo ser avistada tanto em alto mar como perto da costa, disse a fonte.

Um comunicado difundido pelo Ministério da Economia Marítima recorda que,
"apesar de ser conhecido dos pescadores, como sendo um peixe venenoso, as autoridades já estão alertadas para reforçar as medidas de sensibilização e fiscalização".

A proibição da comercialização deste peixe está definida numa portaria que aprova e define as regras sanitárias aplicáveis à colocação no mercado dos produtos das pescas destinadas ao consumo, salienta o comunicado.

-0- PANA CS/DD 15dez2018