Agência Panafricana de Notícias

80 Congoleses expulsos de Angola sem assistênca no sudoeste da RDC

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Oitenta cidadãos congoleses expulsos de Angola em condições desumanas estão sem assistência em Kahemba, no sudoeste da República Democrática do Congo, segundo o administrador do território de Kahemba, Donatien Ngoy Kasongo.

Ele indicou sexta-feira à imprensa que os expulsos foram privados dos seus bens pelos soldados angolanos e estão instalados na sua maioria em famílias de acolhimento e nas igrejas, devido à ausência no território de Kahemba de estruturas para os albergar.

" Não podemos ajudar todos estes compatriotas repatriados à força, privados dos seus bens e de todas as suas economias pelos polícias e militares angolanos », deplorou, indignando-se que as mulheres sofrem revistas corporais sistemáticas, ou mesmo íntimas, sob a alegação de procurar diamantes escondidos, e que a na sua maioria conheceram violações sexuais.

Interrompidas em setembro de 2009, as expulsões foram retomadas em outubro de 2010, e os Congoleses expulsos entram pelas províncias congolesas fronteiriças de Bandundu, Baixo Congo, Kasai Ocidental, Kasai Oriental.

Em 2009 foi assinado um acordo entre Angola e a RDC para uma gestão concertada deste tipo de problema. O documento estipula que as expulsões devem fazer-se em condições humanas e depois de informar as autoridades.

-0- PANA LAPS/JSG/MAR/IZ 12fev2011