Agência Panafricana de Notícias

75 migrantes tchadianos clandestinos esperam por repatriamento em Benghazi

Benghazi, Líbia (PANA) – No total, 75 migrantes tchadianos clandestinos foram transferidos do Centro de Retenção Oeste de Benghazi, segunda cidade da Líbia no leste para Sebha (sul) em prelúdio ao seu repatriamento, soube-se de fonte oficial no local.

O órgão de luta contra a emigração ilegal e elementos da segurança e do Exército detiveram há dias estes emigrantes infiltrados ilegalmente no país, indicou o chefe do Centro de Retenção Oeste de Benghazi, o capitão Nasser al-Sabihi, à imprensa.

O capitão al-Sabihi afirmou que os mesmos passaram exames médicos e que todas as medidas necessárias foram tomadas antes da sua transferência para Sebha donde serão encaminhados para o seu país de origem.

País ao mesmo tempo de trânsito e de destino da emigração, a Líbia enfrenta uma grande onda de chegadas de migrantes clandestinos desde a destituição do regime do ex-líder líbio Muamar Kadafi em agosto de 2011.

Segundo um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais de dois mil e 200 migrantes entraram na Itália pelo mar nas últimas semanas e, para maio, o número poderá ultrapassar os três mil e 528 migrantes.

Durante o ano de 2016, lê-se no documento, mais de 150 mil outros chegaram à costa italiana.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 02maio2016