Agência Panafricana de Notícias

70% de unidades hoteleiras fechadas devido ao coronavírus na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA)  -  A presidente da Federação Tunisina da Hotelaria, Dorra Miled, revelou quarta-feira,  que 70 por cento das unidades hoteleiras fecharam as suas portas devido às consequências da pandemia do coronavírus, uma perda de quase 27 mil empregos no setor turistico.

Na sequência da diminuição do tráfego aéreo, o fluxo dos turistas provenientes dos mercadores emissores europeus diminuiu 86 por cento, e o dos visitantes magrebinos 80 por cento, o que teve como consequência um colapso na ordem de 80 por cento das estadias passadas nos hotéis em relação ao mesmo período, em 2019.

O setor hoteleiro tunisino totaliza 850 hotéis que garantem  400 mil postos de empregos diretos e indiretos.

Do seu lado, as receitas turísticas diminuíram 64 por cento, ou seja, um bilião 900 milhões de dinares tunisinos (cerca de 600 milhões dólares americanos), desde o início do ano até 20 de dezembro corrente, de acordo com os indicadores financeiros publicados pelo Banco Central da Tunísia.

 

O presidente da Federação Tunisina de Operadoras Turísticas (FTAV), Jabeur Attouche, deplorou a “paralisia” do setor turístico, qualificando de “catastrófica” a situação que atravessa atualmente

-0- PANA BB/IS/SOC/FK/IZ  30dez2020