Agência Panafricana de Notícias

67 migrantes clandestinos e família de seis resgatados das costas tunisinas

Tunis, Tunísia (PANA) - Unidades navais tunisinas salvaram, segunda-feira, um total de 67 migrantes ilegais a bordo dum barco ao largo da costa da cidade tunisina de Mahrés, a 300 km ao sul de Túnis, a capital, soube a PANA de fontes de segurança.

A operação de salvamento seguiu-se a um pedido de ajuda da tripulação do navio devido a condições climáticas precárias que fizeram virar o barco depois do resgate dos migrantes.

O barco, cuja capacidade máxima era de 20 pessoas, tinha a bordo 67 migrantes das províncias de Tunis, Mahdia, Sfax e Kef.

Entre eles estava uma família composta por pai, mãe e seus quatro filhos.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciou recentemente, num relatório, a chegada, em setembro de 2017, de mil e 400 migrantes ilegais tunisinos às costas italianas contra mil e 500 durante o mês de outubro.

Os jovens tunisinos enfrentam atualmente uma situação de desespero e de pobreza por causa do desemprego e condições de vida extremas, de acordo com um estudo publicado recentemente no país que indica que cerca de 47 porcento de jovens tunisinos preferem partir para a Europa.

-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 06nov2017