Agência Panafricana de Notícias

65 partidos políticos apoiam candidatura do Presidente burkinabe cessante às presidenciais

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Sessentae cinco partidos e organizações políticas reuniram-se quinta-feira, em Ouagadougou, para apoiar a candidatura do Presidente da República cessante, Roch Marc Christian Kaboré, às eleições presidenciais de 22 de novembro próximo, no Burkina Faso, soube a PANA de fonte oficial no local.

"A aliança de partidos da Maioria Presidencial (APMP), com 65 partidos e formações políticas, tem o prazer, esta manhã, de vos apresentar um acordo assinado por todos os partidos membros, denominado "declaração de apoio à candidatura do Presidente Roch Marc Christian Kaboré" às eleições presidenciais de 22 de novembro de 2020", declarou, numbriefing com a imprensa, Clément Sawadogo, o coordenador da Aliança.

Fazendo uma análise profunda sobre as conquistas alcançadas pelo Burkina Faso, sob a liderança de Kaboré, apesar de um contexto nacional, africano e mundial muito desfavorável, nomeadamente grandes mudanças, e consciente de que "o nosso povo sempre teve mais confiança nele e na sua capacidade para unir todas as filhas e filhos do nosso país rumo ao desenvolvimento harmonioso do Burkina Faso", os partidos apoiam a sua candidatura às eleições presidenciais de 22 de novembro de 2020 e levam-no como o seu candidato, disse  Sawadogo.

"Comprometemo-nos a mobilizar o nosso povo em torno do programa do candidato Roch Marc Christian Kaboré, através desta declaração, para nos dotarmos de meios políticos e legais com vista a uma vitória retumbante do nosso candidato comum, na noite de 22 de novembro de 2020, a fim de lhe assegurarmos uma maioria confortável na Assembleia Nacional", acrescentou.

Seis milhões 492 mil 868 eleitores estão inscritos nos cadernos eleitorais, incluindo um milhão 122 mil 554 novos eleitores, com vista às eleições presidenciais e legislativas de 22 de novembro próximo no Burkina Faso.

Os processos de candidatura às presidenciais de 22 de novembro serão recebidos de 28 de setembro corrente a 3 de outubro próximo.

Para as legislativas, a apresentação de candidaturas começou quinta-feira, segundo a fonte.

A campanha eleitoral para este escrutínio ocorrerá de 31 de outubro a 20 de novembro próximos no território nacional, de acordo com a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

-0- PANA TNDD/IS/SOC/DIM/DD 18setembro2020