Agência Panafricana de Notícias

625 migrantes socorridos ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O navio da Marinha espanhola « Rio Segura » socorreu 625 imigrantes clandestinos de diferentes nacionalidades africanas ao largo das costas líbias, indicaram esta quinta-feira jornais líbios, citando fontes europeias.

« O navio espanhol « Rio Segura », no quadro da operação europeia « Triton » no mar Mediterrâneo, salvou 625 imigrantes clandestinos que estavam a bordo dum barco que partiu da costa oeste da Líbia », precisaram.

Segundo as mesmas fontes, os imigrantes dos quais 509 homens, 81 mulheres e 35 crianças de nacionalidades eritreia, nigeriana, sudanesa e síria foram conduzidos ao porto de Trapani, no sul de Itália.

Mais de 500 mil imigrantes e refugiados chegaram às costas da Europa desde o início deste ano, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Quase duas mil e 980 pessoas afogaram-se ou foram dadas como desaparecidas ao atravessar o mar. A maioria dos migrantes provenientes da Líbia são Africanos.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou uma resolução que autoriza os Estados-membros a confiscar em alto mar os navios que transportam migrantes provenientes da Líbia e que tentam penetrar na Europa.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 22out2015