Agência Panafricana de Notícias

56 agentes de segurança de Estado mortos em ataque no norte da Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O ataque contra agentes de polícia e dos Serviços de Segurança do Estado (SSS) na semana passada no norte da Nigéria fez 56 mortos, anunciaram autoridades policiais e de segurança estatal.

De acordo com a imprensa local, os porta-vozes da Polícia e dos SSS, Frank Mba e Marilyn Oga respetivamente, anunciaram este balanço terça-feira durante um briefing conjunto em Abuja, a capital federal nigeriana.

Segundo eles, a milícia Ombatse do Estado de Nasarawa, no norte, que emboscou os agentes de segurança enviados para os expulsar, matou 46 polícias e 10 agentes SSS.

Os órgãos da comunicação social deram balanços divergentes desde o ataque.

De acordo com Ogar, as agências de segurança subestimaram a força desta seita, é por isso, disse, que elas não tomaram precauções suficientes, nomeadamente pedindo o apoio do Exército, antes de se deslocarem ao enclave da milícia.

O polícia revelou, por sua vez, que pelo menos quatro dos seus agentes estão ainda detidos pela milícia.

Estes assassínios suscitaram uma condenação geral no país, particularmente depois de os insurgentes da seita islamita Boko Haram terem matado na mesma semana 22 polícias e dois soldados, entre outros, em Bama, no Estado de Borno, no norte da Nigéria.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/CJB/DD 15maio2013