Agência Panafricana de Notícias

53 migrantes ilegais resgatadas ao largo das costas da Líbia

Trípoli, Líbia (PANA) - Cinquenta e três emigrantes ilegais, de várias nacionalidades africanas, foram resgatados, a bordo de uma canoa pneumática, a cerca de 75 quilómetros a noroeste de Boukamach (oeste), anunciou  a Marinha líbia.

anunciou um sinal da persistência do fenómeno da imigração ilegal das costas da líbia.

De acordo com uma declaração oficial emitida pelo Gabinete de Informação e Cultura marinha, "Os migrantes emitiam um grito de socorro captado pela Sala de Operações da Guarda Costeira líbia.

Uma vez resgatados os migrantes foram transportados para o porto de Tripoli pela Guarda Costeira e, depois, entregues ao centro de alojamento Janzour, afeto ao serviço de combate à emigração ilegal, depois de lhes ter prestado assistência humanitária e médica, segundo a mesma fonte.

Sábado último, uma Organização Não Governamental (ONG), Sea-Eye, informou tersocorrido 90 emigrantes a bordo dum barco salva-vidas, acusando ao mesmo tempo a guarda costeira líbia de os ameaçar com armas, alegações refutadas por esta última.

A guarda Costeira líbia desmentiu ter intercetado qualquer barco, qualificando estas acusações de "puramente infundadas".

Como país de trânsito e de destino da emigração ilegal, a Líbia esteve confrontado nos últimos anos, com um fluxo migratório significativo, fomentado pela insegurança que prevaleceu no país durante oito anos, causada pela escalada militar lançada na periferia da cidade capital, Tripoli, a 4 de abril último.

Devido à deterioração das condições de vida dos emigrantes, as autoridades líbias, em colaboração com instituições das Nações Unidas, decidiram encerrar centros de acolhimento onde estão concentrados dois mil e 800 emigrantes ilegais e encontrar uma nova alternativa à gestão desta situação.

O número de naufrágios de emigrantes aumentaou recentemente com a morte de centenas de pessoas ao largo das costas da  Líbia, onde o fenómeno da imigração ilegal aumentou devido a confrontos armados nos arredores de Tripoli.

-0- PANA BY/DIM/DD 28out2019