Agência Panafricana de Notícias

50 mil civis abandonam suas casas devido a ataques de seita Boko Haram, diz ACNUR

Genebra, Suíça (PANA) – Quase 50 mil civis abandonaram, desde sexta-feira última, suas casas no sudeste do Níger na sequência de ataques da seita islamita nigeriana Boko Haram contra a localidade de Bosso, fronteiriça da Nigéria, indicou terça-feira última o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Adrian Edwards.

Citado pela imprensa, Edwards afirmou que a situação em Bosso estava confusa terça-feira última de manhã e que o ACNUR advertiu, em maio último, que a situação de segurança e humanitária estava a deteriorar-se cada vez mais em Diva.

O ACNUR não trabalhou em Bosso desde fevereiro de 2015 devido a uma revolta registada no Níger proveniente da Nigéria, afirmou.

Anunciou que a sua instituição enviará, no decurso desta semana, uma equipa de intervenção de emergência a Diva, alertando que a violência em Bosso e nos seus arredores obrigou mais de 15 mil residentes a deslocarem-se.

Desde fevereiro de 2015, quase 30 incidentes ligados à insegurança foram registados no território do Níger, enquanto ataques da seita Boko Haram aumentaram desde abril último , nomeadamente o de 3 de junho corrente que fez 32 mortos e 70 feridos entre elementos do Exército nigerino.

-0- PANA AD/IN/BEH/SOC/FK/DD 8junho2016