Agência Panafricana de Notícias

470 novos casos confirmados de covid-19 na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - O Ministério tunisino da Saúde  anunciou, na noite de quinta-feira, 470 novas infeções pelo coronavírus (covid-19), elevando a oito mil 570 o total destes casos confirmados no país desde o início da pandemia.

Desde a abertura das fronteiras aéreas e marítimas a 27 de junho último, a Tunísia registou sete mil 369 casos confirmados de coronavírus, incluindo 610 importados, seis mil 663 locais e 83 mortes, acrescentou a mesma fonte.

Um total de 144 pacientes são internados em hospitais, incluindo 47 em cuidados intensivos e 13 sob respiradores.

Todas as regiões do país estão agora classificadas "vermelhas" devido à propagação do vírus mortal, que afeta, em cada região, uma média de mais de 10 casos por 100 mil pessoas, segundo o Observatório Nacional de Doenças Novas e Emergentes.

Esta classificação significa que o vírus está a circular intensamente entre os cidadãos, e que as regiões classificadas "vermelhas" no final de agosto eram apenas 16, explica o Observatório.

A situação está fora de controlo há algum tempo", lamentou um membro do Comité Científico para o Controlo do Corovnavírus.

Enumerou uma série de problemas para apoiar as suas observações, incluindo a propagação horizontal do vírus, um grande número de infeções, a superlotação dos hospitais e a incapacidade do Estado para fornecer testes a todos aqueles que apresentem sintomas.

Afirmou que a decisão de abrir as fronteiras foi precipitada.

-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/DD 18setembro2020