Agência Panafricana de Notícias

465 Congoleses expulsos de Angola

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Um total de 465 cidadãos congoleses expulsos de Angola foram registados em Tembo, na província de Bandundu (sudoeste da RD Congo) entre janeiro e novembro de 2014, declarou este sábado à imprensa o médico-chefe da localidade, Elvis Zola.

Segundo Elvis Zola, entre as 465 pessoas figuram 396 homens, 52 mulheres, 10 raparigas e sete rapazes.

Transportados à força para Tembo, os homens sofreram sevícias corporais e torturas, enquanto as 52 mulheres e 10 raparigas foram vítimas de violências sexuais antes da sua expulsão, indicou.

"Os Congoleses detidos são colocados nas celas onde os militares angolanos passam sucessivamente para abusar das mulheres até atingirem um número suficiente para programar a expulsão", afirmou o responsável sanitário congolês, acrescentando que o número pode ser superior pois algumas pessoas recusam o registado por medo ou por vergonha de contar situações vividas.

Segundo Elvis Zola, a assistência psicológica está garantida, mas há um problema de assistência alimentar e médica das pessoas expulsas.

A zona de saúde de Tembo precisa dum dispositivo médico para garantir a assistência das raparigas e das mulheres vítimas de violações sexuais, bem como prevenir infeções sexualmente transmissíveis e o VIH/SIDA.

-0- PANA KON/JSG/SOC/FK/TON 29nov2014