Agência Panafricana de Notícias

44 cidadãos ivoirienses repatriados de Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - As autoridades ivorienses repatriaram 44 dos seus cidadãos bloqueados na Líbia depois de fracassarem na travessia do Mediterrâneo para a Europa, indicaram fontes do Crescente Vermelho líbio.

Supervisionada pelo ministro ivoriense da Integração Africana e Expatriados, Ali Coulibaly, esta operação foi levada a cabo em colaboração com os serviços de segurança líbios e o Crescente Vermelho.

O grupo de Ivoirienses deixou Tripoli quinta-feira com destino à Tunísia donde desembarcou a bordo dum avião fretado pelo Governo ivoiriense.

País ao mesmo tempo de acolhimento e de passagem dos migrantes, a Líbia conhece uma deterioração da segurança desde 2011, explorada pelos traficantes para a Europa para transportar migrantes através do país, que se encontra a braços com a espiral do terrorismo e do controlo pela organização do Estado Islâmico (Daech) de grandes cidades líbias.

Mais de um meio milhão de migrantes e refugiados chegaram às costas da Europa desde o início deste ano em curso, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Cerca de duas mil e 980 pessoas afogaram-se ou desapareceram atravessando o Mediterrâneo.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 29nov2015