Agência Panafricana de Notícias

40.º Campeonato nacional de luta tradicional em curso no Níger

Niamey, Níger (PANA) – A 40.ª edição do Campeonato Nacional de Luta Tradicional do Níger iniciou-se, terça-feira à tarde em Tillabery, a 130 quilómetros a sudoeste da cidade capital, Niamey, constatou a PANA.

O olhar de numerosos amadores deste desporto será virado, durante dez dias, para aquela localidade da região de Rio, que acolhe, pela terceira vez, este campeonato, depois de o ter feito em 2001 e em 2010.

Nele participam 80 lutadores, representantes de oito regiões do país, para a conquista do Sabre Nacional.

Instituído em 1975 pelo regime de exceção de Seyni Kountché, o campeonato nacional de luta tradicional é um fator de consolidação da unidade nacional, apesar das paixões que ele desencadeia.

O campeão cessante, Tassiou Sani, de Zinder (sul), devolveu, terça-feira última, o Sabre Nacional ao ministro da Juventude e Desportos, Moctar Kassoum, que, por sua vez, o repôs em competição na arena de Tillabery.

No seu discurso, o governante recordou que o campeonato nacional de luta tradicional é um quadro de misturas e de trocas desportivas e culturais, que permite às raparigas e aos rapazes do país, provenientes de todos os pontos do Níger, confraternizarem com vista a consolidarem a unidade nacional, a solidariedade, a cultura da paz e a concórdia nacional.

-0- PANA SA/JSG/IBA/CJB/DD 27dez2018