Agência Panafricana de Notícias

40 migrantes clandestinos morrem em novo naufrágio ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A Marinha italiana anunciou sábado a morte por asfixia de 40 migrantes bloqueados no interior dum barco no Mar Mediterrâneo, ao largo da costa líbia.

As vítimas ficaram asfixiadas depois de inalar o fumo de escape num compartimento de carregamento do barco, indicou o capitão do navio pertencente à Marinha italiana, Massimo Tosi, citado por jornais líbios.

Ele acrescentou que o navio salvou mais de 300 sobreviventes dos quais várias mulheres e crianças.

Quase 50 migrantes foram dados como desaparecidos terça-feira última, quando uma grande canoa naufragou no Mar Mediterrâneo ao largo das costas da Líbia.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) indicou, na semana passada, que mais de duas mil pessoas que fogem à guerra e à probreza morreram este ano na tentativa de chegar à Europa contra três mil e 279 migrantes no ano passado.

Um recenseamento realizado pelo Ministério italiano do Interior indica que os passadores transportaram este ano mais de 100 mil imigrantes pela via marítima para Itália.

A maioria dos traficantes estão posicionados na Líbia e ganham milhares de dólares americanos pela travessia do Mediterrâneo.

-0- PANA BY/IS/SOC/FK/IZ 16ago2015