Agência Panafricana de Notícias

3828 centros de inscrição disponíveis para referendo constitucional no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – Três mil 828 centros de inscrição vão ser abertos no Burundi com vista à inscrição dos eleitores para o referendo popular sobre uma nova Constituição emendada previsto para maio próximo no país, anunciou sexta-feira, a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Os preparativos do referendo iniciaram-se a 12 de novembro último com o lançamento oficial da campanha de explicação das 89 propostas de emenda à Constituição pós-transição de 2005, depois da instalação dos desmembramentos provinciais e comunais da CENI.

A passagem do mandato presidencial de cinco para sete anos bem como a criação dum novo posto de primeiro-ministro, enquanto chefe do Governo, figuram entre as principais propostas do projeto da nova Constituição Nacional.

A CENI prevê emitir um cartão único aos candidatos que se inscreverem no referendo popular de maio próximo e nas eleições gerais de 2020, segundo o presidente da CENI, Pierre Claver Ndayicariye, durante uma conferência com os parceiros eleitorais.

-0- PANA FB/JSG/SOC/FK/IZ 26jan2018