Agência Panafricana de Notícias

37 países participam na reunião de provedores de Justiça de África em Angola

Luanda- Angola (PANA) -- Trinta e sete, dos cerca de 40 países convidados, confirmaram já a sua participação na III Assembleia Geral da Associação de Ombudsmans, Mediadores ou Provedores de Justiça Africanos, a decorrer na capital angolana, Luanda, de 10 a 15 de Abril próximo.
Segundo o provedor de Justiça angolano, Paulo Tjipilica, tal adesão "indicia uma grande curiosidade em conhecer o país", que, depois de longo tempo de conflito armado, conseguiu renascer e enfileirar-se na senda da reconstrução e da "Boa Governação", lema proposto para esta III Assembleia Geral.
Tjipilica, citado pela agência angolana de notícias (Angop), revelou que, para uma recepção condigna dos convidados, foi criada uma comissão interministerial encarregue de acautelar toda a acção preparatória, particularmente a questão dos vistos de entrada para individualidades de países onde não existe representação diplomática de Angola.
Assim, explicou, aventa-se a possibilidade de se criar uma equipa multidisciplinar, a destacar no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro de Luanda, com o propósito de emitir vistos expeditos para os participantes dos países nas condições referidas.
Paulo Tjipilica referiu igualmente ter sido equacionada a obtenção dos equipamentos que servirão de suporte técnico a realização do encontro.
Neste capítulo, salientou, a Provedoria de Justiça de Angola beneficiou de isenção dos emolumentos aduaneiros para o transporte e desalfandegamento do referido material.