Agência Panafricana de Notícias

352 imigrantes ilegais resgatados pela Marinha líbia ao largo de Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – Os guardas costeiros líbios de Tripoli resgataram 352 migrantes ilegais a bordo de três barcos, incluindo 65 mulheres e 11 crianças, sinal da retomada do fenómeno da migração clandestina após uma breve acalmiam revelou terça-feira fonte oficial.

A operação de resgate ocorreu segunda-feira em duas fases distintas, indicou o porta-voz da Marinha, coronel Major Ayoub Gassem, num comunicado divulgado na terça-feira.

Segundo a nota, o primeiro barco foi resgatado a cerca de 40 milhas náuticas ao norte da área de Qarabolli e os outros dois barcos a 12 milhas náuticas ao norte de Zouara (oeste).

Migrantes ilegais de diferentes nacionalidades africanas chegaram à base naval de Tripoli, pouco antes da meia-noite, indicou, acrescentando que, após a assistência humanitária, foram entregues ao órgão de luta contra a migração ilegal localizado em Tarik Seka, na capital líbia.

O órgão antimigração clandestina de Tripoli anunciou, na semana passada, o repatriamento de 198 imigrantes ilegais de diferentes nacionalidades africanas do Centro de Detenção de Migrantes de Tarik al-Matar.

Num comunicado, o órgão antimigração clandestina indicou que seis Bangladechianos foram expulsos por via aérea para o aeroporto de Benghazi, no quadro da "cooperação conjunta entre os órgãos de luta contra a imigração ilegal, em Tripoli, e Embaixada do Bangladech na Líbia ".

-0- PANA BY/TBM/DIM/IZ 16jan2018