Agência Panafricana de Notícias

332 mortos em ataques terroristas no Mali em 2016, diz oposição

Bamako, Mali (PANA) – O presidente da União para a República e Democracia (URD) e líder da oposição maliana, Soumaila Cissé, revelou terça-feira, em Bamako, que pelo menos 332 pessoas das quais 207 civis morreram, em 2016, no Mali, em ataques perpetrados por terroristas no norte e no centro do país, enquanto mais de 100 já morreram em 2017.

"As autoridades malianas não dão a impressão de medir a gravidade da situação", preocupou-se Cissé, afirmando que a crise prevalecente no Mali desde 2012 se agravou.

Ele reiterou a necessidade de as forças vivas da nação maliana realizar « concertações nacionais para discutir sobre a resolução da crise ».

Além dos problemas de segurança, Soumaila Cissé sublinhou que a governação atual é marcada por escândalos de corrupção e de delinquência financeira, de mal-estar social com uma frente social de tensão e de carestia da vida.

O líder da oposição apreciou o papel determinante desempenhado pela imprensa no reforço da democracia maliana antes de deplorar as numerosas censuras de que é vítima a oposição pela Radiotelevisão do Mali (ORTM).

-0- PANA GT/JSG/IBA/FK/IZ 1fev2017