Agência Panafricana de Notícias

3100 prisioneiros beneficiam de perdão presidencial na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, anunciou na sua mensagem de Ano Novo a graça de três mil e 100 prisioneiros no quadro do processo de reconciliação nacional, uma das obras prioritárias do seu segundo mandato de cinco anos.

O Presidente Ouattara revelou que, durante consultas lançadas no quadro da reconciliação nacional no início de dezembro último com reis e chefes tradicionais bem como líderes religosos, todos notaram as lentidões da justiça.

Assim, ele congratulou-se com as decisões recentes da justiça que permitiram a colocação em liberdade provisória de numerosas pessoas detidas na sequência de infrações cometidas durante a crise pós-eleitoral e nas tentativas de atentado contra a segurança do Estado.

« Deicidi em conformidade com o artigo 49 da Constituição usar o meu direito de aministia para reduções totais e parciais de penas. Esta decisão permitirá a milhares de reclusos recuperar imediatamente a liberdade e a outros ver as suas penas reduzidas. Trata-se no total de três mil e 100 pessoas », anunciou.

Para ele, esta decisão deverá ser uma nova oportunidade para os seus concidadãos com vista a uma mobilização da nação e à consolidação da paz que continua a ser o seu bem mais precioso.

-0- PANA BAL/TBM/SOC/FK/IZ 02jan2015