Agência Panafricana de Notícias

30 chefes de Estado na abertura da Cimeira da UA no Uganda

Kampala- Uganda (PANA) -- Pelo menos 30 chefes de Estado africanos participam na abertura da XV Cimeira da União Africana (UA) este domingo na capital ugandesa na presença dum convidado de honra, o Presidente mexicano, Felipe de Jesus Calderon.
A cimeira refletirá sobre o tema "Saúde Materno-Infantil e Desenvolvimento em África".
Paralelamente ao tema central, os chefes de Estado africanos abordarão questões ligadas à situação política e económica prevalecente no continente africano, bem como os conflitos nalgumas regiões do continente.
A cerimónia de abertura prevê aintervenção do presidente da Comissão da UA, Jean Ping, e do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Segundo a Agência Angola Press (ANGOP), o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, está presente em Kampala e aproveitará a sua estada na capital ugandesa para se avistar com vários dos seus homólogos para analisar as questões ligadas às relações bilaterais.
Segundo estatísticas divulgadas pela UA, 290 mil mulheres morrrem devido a complicações durante a gestação e o parto e um milhão 342 mil recém-nascidos perdem a vida durante o seu primeiro mês de vida.
Os mesmos dados indicam igualmente que uma em sete crianças na África Subsariana morre antes de atingir a idade de cinco anos e três milhões 148 mil petizes que sobrevivem ao seu primeiro ano de vida não atingem cinco anos.