Agência Panafricana de Notícias

3 jornalistas ruandeses detidos por insultos contra Presidente

Kigali- Ruanda (PANA) -- Um porta-voz da Polícia ruandesa declarou, terça-feira à noite, que o processo em que estão implicados três jornalistas do jornal "Umurabyo" (relâmpago, em Kinyarwanda) acusados de insultos contra o chefe de Estado ruandês, Paul Kagame, será transmitido esta semana ao Ministério Público.
Num artigo publicado a semana passada, a jornalista Agnes Uwimana Nkusi, diretora e proprietária do jornal "UMURABYO", um periódico independente publicado em Kigali, apresentou, lado a lado, fotografias retocadas de Kagame e Hitler.
A Polícia ruandesa que procedeu à detenção imediata da diretora, algumas horas depois da publicação do jornal, deteve igualmente dois outros suspeitos no mesmo caso, designadamente a editora-chefe Zaina Mukakibibi e Patrick Kambale, maquetista desta mesma publicação.
"Os três jornalistas violaram o artigo 234 do Código Penal através de escritos difamatórios contra o chefe de Estado", declarou o porta-voz da Polícia ruandesa, superintendente Eric Kayiranga.
Em 2007, a mesma jornalista, Nkusi Uwimana, foi condenada a um ano de prisão pelas mesmas acusações.