Agência Panafricana de Notícias

3 em cada 10 adolescentes são vítimas de maternidade precoce na Zâmbia, dizem relatórios

Lusaka, Zâmbia (PANA) – Tres adolescentes em cada 10 , de idade compreendida entre os 15 e os 19 anos, na Zâmbia, são vítimas de maternidade precoce, o que faz do país o quinto na África Subsariana com a maior taxa destes casos, de acordo com recentes relatórios publicados na Zâmbia.

De acordo com uma Orgganização Não Governamental (ONG) ligada à juventude, Youth Vision Zambia, este facto tem um efeito perverso no desenvolvimento nacional da Zâmbia e impede os jovens de realizarem no máximo o seu potencial.

Num comunicado divulgado quinta-feira para celebrar o Dia Mundial da População, a ONG afirmou no entanto estar consciente da capacidade, dos talentos, das perspetivas, das ideias dos adolescentes para resolver os problemas de gravidez precoce que os afetam e outras questões da Saúde Reprodutiva (SRH) na Zâmbia.

"A implicação dos jovens na conceção, na implementação e na avaliação dos serviços da saúde reprodutiva a favor dos jovens vai favorecer iniciativas que visem promover a sua saúde e satisfazer melhor as suas necessidades na Zâmbia", sublinhou Youth Vision Zambia.

-0- PANA MM/SEG/ASA/TBM/SOC/CJB/DD 13jul2013