Agência Panafricana de Notícias

28,4 toneladas de produtos farmacêuticos ilícitos apreendidos no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Uma operação de Polícia levada a cabo, em finais de janeiro último, contra os produtos farmacêuticos ilícitos permitiu a apreensão de 28,40 toneladas desses artigos, depois da identificação e desmantelamento de zonas e redes de tráfico de medicamentos, em Ouagadougou, soube-se segunda-feira do Ministério da Saúde.

A operação foi levada a cabo conjuntamente pela Polícia, pela Alfândega e pelo Ministério da Saúde, através da Agência Nacional da Regulação Farmacêutica (ANRP).

Segundo a representante da ANRP, Gampini Sandrine Estelle Kouassi, o consumo desses produtos constitui um verdadeiro perigo para as populações.

Para ela, este consumo expõe as populações a doenças tais como as insuficiências renais, as doenças metabólicas e resistências aos antibióticos.

Segundo o delegado principal da Polícia, Boukary Traoré, a operação foi levada a cabo, em Ouagadougou, de 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2019.

"Todas as formas terapêuticas foram atingidas pelo fenómeno, incluindo as vacinas e os medicamentos injetáveis", sublinhou numa nota de informação do Ministério da Saúde.

Para o delegado principal da Polícia, a fraqueza, o pouco interesse pelos controlos dos medicamentos e a porosidade das fronteiras facilitam a circulação espacial dos medicamentos ilícitos.

-0- PANA NDT/JSG/IBA/CJB/IZ 12fev2019