Agência Panafricana de Notícias

280 pessoas detidas por contrabando e terrorismo no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Mais de 280 pessoas, das quais contrabandistas e cúmplices de terroristas, estão detidas no leste e centro-leste do Burkina Faso, soube a PANA de fonte oficial.

De 18 a 21 de novembre de 2023, gendarmes das regiões de Fada e Tenkodogo, sob a tutela da 6.ª Legião de Gendarmaria, levaram a cabo simultaneamente operações de luta contra tráficos de estupefacientes, o contrabando de hidrocarbonetos, bem como todas outras formas destas atividades proibidas.

Estas operações permitiram desmantelar várias redes de contrabando na regiões do leste e centro-leste do país, segundo um comunicado da Gendarmaria.

O balanço destes empreendimentos é de 288 pessoas identificadas, entre as quais nove mineiros intercetados e colocados sob a custódia dos serviços da ação social.

Comerciantes desonestos continuam a chegar a certas localidades para escoarem víveres, combustíveis, produtos proibidos ou  peças sobressalientes apesar da presença de grupos armados terroristas nestas zonas que atravessam.

"O que deixa portanto vislumbrar uma certa cumplicidade. Malfeitores conseguem escoar clandestinamente gados roubados para grupos armados terroristas", lê-se no comunicado.

A operação empreendidade pela gendarmaria a fim de pôr fim a estas práticas permitiu interpelar vários indivíduos suspeitos de "atos de terrorismo ou cumplicidade", bem como identificar mais de 200 outros, disse a fonte.

-0- PANA TNDD/JSG/DD