Agência Panafricana de Notícias

274 migrantes clandestinos salvos ao largo de Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – As autoridades italianas anunciaram o salvamento de 274 migrantes clandestinos ao largo das costas líbias, enquanto mais de 300 outros chegaram sábado ao porto da cidade italiana de Sicília.

A operação de salvamento foi efetuada ao largo das costas líbias, explicou, sábado, a porta-voz da Marinha italiana, Georgia Trica, recusando-se a dar mais pormenores.

Por outro lado, quase 334 migrantes, dos quais 46 mulheres e 42 crianças, foram transferidos sexta-feira última para o porto Augusta.

O ministro italiano do Interior, Angeleno Alfano, anunciou quarta-feira última que o seu país está em busca de consenso internacional para destruir os barcos traficantes de seres humanos na Líbia antes da sua partida para a Europa.

Uma orientação que foi confortada pela cimeira extraordinária de quinta-feira última da União Europeia (UE) que decidiu fazer afundar estes barcos obsoletos pertencentes aos traficantes de seres humanos antes da sua partida para a Europa.

Esta posição foi tomada após o naufrágio dum barco de 800 migrantes no fim de semana passado.

Segundo um relatório da FRONTEX, a Agência Europeia de Controlo das Fronteiras, no total seis mil migrantes viajavam em 42 embarcações obsoletas e foram socorridos durante estes últimos dias.

-0- PANA BY/BEH/FK/TON 26 abril 2015