Agência Panafricana de Notícias

2,7 toneladas de resina de cannabis apreendidas em Marrocos

Rabat- Marrocos (PANA) -- A Gendarmaria Real marroquina apreendeu 2,7 toneladas de "chira" (resina de cannabis) perto de Nador (nordeste) destinadas à venda no mercado europeu, soube-se domingo de fonte oficial em Rabat.
O valor mercantil da droga está estimado em dois milhões e 700 mil euros, sublinharam as fontes, acrescentando que quatro traficantes foram identificados e são ativamente procurados.
A última importante apreensão de droga remonta a Maio de 2010, quando a Polícia confiscou 7,4 toneladas de chira destinadas ao mercado europeu.
Marrocos seria o primeiro produtor e exportador da resina de cannabis.
Segundo um inquérito conjunto entre a Agência Nacional de Desenvolvimento das Províncias do Norte e a União Europeia (UE), as vendas do haxixe marroquino na Europa arrecadariam 12 biliões de dólares americanos, ou seja um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Desde 2007, as autoridades marroquinas realizam uma luta obstinada contra o tráfico de estupefacientes no nordeste do reino, onde a cultura das plantas de kif (haxixe) foi reduzida de 130 mil para 56 mil hectares.