Agência Panafricana de Notícias

27 grupos de "bandidos armados" desmantelados no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - Cerca de 27 grupos de bandidos armados e redes criminosas foram desmantelados e impedidos de atuar em todo o território burundês, soube-se no termo duma reunião entre o chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza, e serviços competentes nacionais.

Entre os meliantes figurariam estrangeiros, nomeadamente três Congoleses culpados de assassinatos e tráficos de órgãos de albinos para fins de bruxaria, de acordo com a fonte.

Segundo o porta-voz da Presidência da República, 77 fuzis de diferentes espécies, bem como uma grande quantidade de munições, granadas, fardamentos e materiais militares foram apreendidos.

A insegurança no país carateriza-se igualmente por assassinatos ligados a conflitos fundiários e familiares, a ajustes de contas, bem como à justiça popular, indicou o porta-voz presidencial.

Nos meios da oposição extra-parlamentar e de várias organizações internacionais, não se hesita em falar numa nova rebelião armada que estaria atrás de todos estes atos de insegurança.

-0- PANA FB/JSG/FK/DD 14fev2011