Agência Panafricana de Notícias

26º FESPACO arranca sábado em Ouagadougou

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A 26ª edição do Festival Pan-africano do Cinema e da Televisão de Ouagadougou (FESPACO), um dos maiores festivais de cinema africano, arranca este sábado, na capital burkinabe, para marcar também os seus 50 anos de existência.

A algumas horas da abertura deste certame, que decorre todos os dois anos, em Ouagadougou, a capital do Burkina Faso, a segurança foi reforçada nos pontos estratégicos da cidade perante o contexto de segurança muito frágil do país.

Foram mobilizados dois mil elementos das forças de defesa e  segurança divididos entre a Polícia Nacional, a Gendarmaria Nacional, a Polícia Municipal, a brigada dos bombeiros e a Guarda de Segurança da Presidência da República (GSPR), segundo uma fonte de segurança.

Os serviços de informação operacional e da Polícia Judicial (PJ) estão prontos, segundo a mesma fonte.

O FESPACO tem por objetivos, entre outros, favorecer a difusão de todos os trabalhos do cinema africano, permitir os contactos e os intercâmbios s entre profissionais do cinema e do audiovisual e contribuir para o desenvolvimento e a salvaguarda do cinema africano, enquanto meio de expressão, de educação e de conscientização.

Fora da organização do festival, o estabelecimento público responsável pelo FESPACO tem igualmente como papel organizar projeções com fim não lucrativo em direção às zonas rurais, em parceria com ONG, associações, escolas e outras instituições públicas e privadas, promover o cinema africano nos festivais internacionais e organizar diversas manifestações em redor do cinema.

O FESPACO é ajudado financeiramente pela Organização Internacional da Francofonia (OIF), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), pelo  Fundo das Nações Unidas para  a Infância (UNICEF), pela União Europeia e a cooperação de vários países (Alemanha, Burkina Faso, Dinamarca, Finlândia, França, Países Baixos, República de China, Suécia). Vários outros parceiros levam os seus apoios regularmente ao FESPACO.

-0- PANA TNDD/IS/MAR/IZ 22fev2019