Agência Panafricana de Notícias

2,689 milhões de eleitores registados na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Um total de 2.689.094 eleitores foram registados com vista às próximas eleições gerais, no país, anunciou domingo a Alta Comissão Eleitoral Nacional (HNEC).

A HNEC explica que acaba de concluir uma revisão dos cadernos eleitorais, numa operação decorrida de 04 a 31 de julho último.

O número de novos eleitores inscritos no sistema eleitoral atingiu os 348.998 cidadãos nacionais, desde a abertura das inscrições, precisou a HNEC no seu boletim sobre a evolução do registo eleitoral.

As eleições gerais na Líbia estão marcadas para 24 de dezembro deste ano, sob a supervisão da autoridade executiva interina e do Governo de Unidade Nacional, em conformidade com o consenso obtido no quadro do processo político que desembocou na adoção de um roteiro pelo Fórum de Diálogo Político.

Mas admite-se que os impasses verificados na adoção de uma base constitucional entre os membros do fórum possam comprometer a organização do escrutínio na data prevista.

A Missãos das Nações Unidas na Líbia (MANUL), que supervisiona o processo político, prossegue os esforços em busca de um consenso.

-0- PANA BY/IS/IZ 01ago2021