Agência Panafricana de Notícias

250 migrantes socorridos ao largo das costas da ilha de Malta no Mediterrâneo

Valeta, Malta (PANA) - Cento e oitenta emigrantes foram socorridos segunda-feira em duas operações ao largo da ilha de Malta no Mediterrâneo, anunciaram as Forças Armadas Maltesas.

Um dia antes, 69 outros emigrantes foram resgatado em idênticas circunstâncias, de acordo com a mesma fonte, que cita um comunicado do Exército maltês.

Contudo, 49 outros indivíduos nas mesmas condições ficaram ainda bloqueados no Mar Mediterrâneo durante vários dias porque Malta e a Itália se recusavam a acolhê-los, em conformidade com a posição coordenada da Europa que impede a chegada dos fluxos migratórios nos seus países.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) advogou, num comunicado publicado segunda-feira última, um apoio rápido, relativamente à situação destes 49 migrantes e refugiados, entre os quais figuram crianças, prevendo a deterioração brevemente do tempo no Mar.

O ACNUR revelou que cerca de duas mil e 240 pessoas morreram no Mediterrâneo em 2018 quando tentavam rumar para a Europa, a bordo de embarcações obsoletas, refere-se.

-0- PANA YY/IN/IS/SOC/MAR/DD 03jan2019