Agência Panafricana de Notícias

25 mil refugiados da RDC no Congo repatriados em 5 meses

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Pelo menos 25 mil refugiados da República Democrática do Congo (RDC), instalados em Likouala, no Congo, foram repatriados voluntariamente desde maio último para a província do Equador (noroeste da RDC), indica um comunicado do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) distribuído quarta-feira.

Segundo o documento, o último dos 25 mil repatriados foi acolhido em Dongo, a 27 de setembro passado, pelo representante regional do ACNUR e por uma forte delegação de doadores.

Até hoje, 25 mil 696 Congoleses regressaram por comboios organizados ou individuais em direção a Dongo e Libenge, enquanto o ACNUR prevê repatriar 49 mil outros refugiados congoleses para Equador ainda este ano.

Cerca de 143 mil Congoleses da província do Equador abandonaram as suas aldeias em 2009 para se refugiar nos países vizinhos na sequência de um conflito sobre terras entre as comunidades Munzaya e Enyele que culminou numa insurreção armada até atingir Mbandaka, capital provincial.

Cerca de 123 mil pessoas fugiram para o Congo e 20 mil outras para a República Centro- Africana.

-0- PANA KON/TBM/SOC/CJB/IZ 04out2012