Agência Panafricana de Notícias

244 suspeitos "arrependidos " de seita Boko Haram libertos na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) – 244 suspeitos “arrependidos” da seita islamita e terrorista Boko Haram foram entregues segunda-feira ao Governo do Estado de Borno, no nordeste da Nigéria, anuncia um comunicado do Exército nigeriano baseado em Maiduguri, na mesma região.

Os suspeitos dos quais 56 mulheres, 118 homens em idade adulta, 19 adolescentes e 51 crianças, declaram renunciar ao movimento terrorista, de acordo com a fonte.

Esta entrega de ex-terroristas inscreve-se no quadro das atividades alusivas à celebração da edição de 2018 do Dia da Recordação das Forças Armadas no auge da violência de Boko Haram, lê-se na nota.

Segundo o documento, a libertação dos membros arrependidos de Boko Haram foi aprovada pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Tukur Buratai, frisando que os mesmos tinham sido minuciosamente observados e que o seu arrependimento foi comprovado.

O governador do Estado de Borno, Kashim Shettima, felicitou o Exército pelos seus esforços para lutar contra o radicalismo nesta guerra antiga movida, há vários anos, pelos insurretos de Boko Haram.

Shettima garantiu ter conversado longamente com alguns dos insurretos que, frisou, lhes deram a garantia da sua disposição a reintegrar a sociedade e conformar-se com as leis vigentes no país.

-0- PANA MON/AR/ASA/IS/FK/DD 16jan2018